O Teatro Municipal Ednaldo do Egypto, que é mantido pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec), está realizando até sexta-feira (12) o I Festival de Teatro Estudantil. Nesta quinta (11), às 14h, será a vez dos alunos do Centro de Referência da Juventude apresentarem a peça ‘O Rei da Fome’. Na sexta-feira (12) quem sobe ao palco, no mesmo horário, são os alunos da Escola Municipal Padre Pedro Serrão para apresentarem o espetáculo ‘O pequenino grão de areia’.

O objetivo do I Festival de Teatro é levar o alunado ao teatro com o propósito de demonstrar que a Educação e a Cultura andam juntas, formando, assim, plateia, atores/atrizes e autores nesse primeiro encontro. A ação busca visibilizar grupos teatrais que já desenvolviam projetos nas escolas municipais José Novais, Padre Pedro Serrão e no Centro de Referência da Juventude.

“Enquanto criança sempre fiz parte do Festival Estudantil realizado pelo Núcleo de Teatro Universitário, no Teatro Lima Penante. Não pensei duas vezes em tornar realidade um sonho de ver os estudantes da rede do município mostrando suas artes através do Teatro. Este sim, será o primeiro de muitos. Gratidão a toda equipe da Sedec, ao pessoal que faz a Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef) da Secretaria, que tem um olhar dinâmico e acredita que educação e cultura andam juntas e a toda equipe do Teatro Ednaldo do Egypto, que está dando um suporte para as escolas”, disse com felicidade a gestora do Teatro, Letícia Rodrigues.

Na quarta-feira (10), o Festival foi aberto com a encenação dos alunos da Escola Municipal José Novais. Eles apresentaram o espetáculo ‘Daninha, a menina que não cuidava do meio ambiente’.

“Para mim esse Festival é muito importante porque abre espaço para a gente mostrar nosso talento, além de ajudar as outras crianças com uma mensagem positiva. Nossa peça passou a mensagem que é preciso preservar o meio ambiente, não jogar lixo na rua”, disse aluna do 5º ano da Escola José Novais, Mariana Meira de Lucena.

O Rei da fome’ – Com adaptação do texto feita por Felipe Lima, o espetáculo conta a história de um Rei que come literalmente os livros de modo misterioso e tem um servo chamado “Vocabulário” que serve os livros um a um para serem devorados. Ele por ser muito culto e ter um chapéu de livro gigante na cabeça não aceita que o Rei tenha esse comportamento, porém, tem que prestar serviços e onde obriga-o a levar livro por livro para serem devorados.

O pequenino grão de areia” – Com direção do professor Flávio Ramos, o espetáculo relata a história de um pequenino grão de areia Sonhador, que se apaixona por uma estrela. O desenrolar das cenas se passa em uma praia, onde diferentes grãos de areia com suas características particulares participam da busca do Sonhador por um meio de chegar até a estrela. Todos eles acham que se trata de um amor impossível e que essa busca é uma loucura do grão.

Premiação – Ainda na sexta-feira haverá a premiação para as seguintes categorias: melhor espetáculo; melhor ator e atriz estudantil; melhor ator e atriz coadjuvantes; melhor ator e atriz revelação; melhor figurino; melhor make up; além de trilha sonora; direção; e destaque para a urgência discutida.