Com a proposta de trazer uma abordagem moderna e leve à sua linguagem telejornalística, mas sem perder de vista a entrega de informação relevante, a TV UFPB, da Universidade Federal da Paraíba, incrementa sua programação com o programa ‘Universo UFPB’. A iniciativa está dentro das diretrizes da gestão superior da UFPB de transparência e de fortalecimento da instituição.

A nova atração do canal será exibida semanalmente, às sextas-feiras, a partir das 11h30, logo após o ‘UFPB em dia’. A estreia está marcada para o dia 17 de março. Cada edição do programa terá a duração de 15 minutos, trazendo reportagens com estilo mais aprofundado e atemporal.

A apresentação é da jornalista Danielle Huebra, servidora técnico-administrativa da UFPB. Na reportagem, estarão os servidores Marcos Vital e Paulo Cesar Cabral, além das estagiárias Vanessa Costa e Heloísa Holanda, estudantes do curso de graduação em jornalismo.

Além das estudantes de jornalismo que atuam como repórteres e produtoras, há ainda a participação de alunos dos cursos de Rádio e TV e de Mídias Digitais na cinegrafia e na edição de imagens. “A participação desses estudantes na produção de uma revista eletrônica é um diferencial importante para sua inclusão no mercado de trabalho”, pondera George Diniz, superintendente de comunicação da UFPB.

Uma das novidades do ‘Universo UFPB’ é a participação interativa da comunidade acadêmica, por meio do quadro ‘Por Dentro da UFPB’, que será destinado a responder perguntas dos estudantes sobre o funcionamento da instituição.

De acordo com Natália Xavier, editora da nova atração, além das perguntas coletadas pela equipe TV UFPB nos diversos locais do Campus I, a comunidade universitária e também o público externo podem enviar dúvidas ou sugestões de pauta para o e-mail jornalismo@tv.ufpb.br. Para veiculação do conteúdo, os vídeos com as perguntas devem ser gravados na horizontal.

“Um dos nossos objetivos é aproximar a população do conhecimento produzido na Universidade e mostrar que os estudos desenvolvidos trazem muitos impactos positivos. A UFPB é enorme e aqui é produzido conhecimento científico, tecnológico, de inovação e cultural que ultrapassa os limites territoriais dos campi. Por isso, o nome ‘Universo UFPB’: para trazer um pouco dessa dimensão plural da instituição, das oportunidades oferecidas e da grandeza do que é feito nela”, afirma Natália.

Outra novidade trazida pelo programa é o espaço de destaque à música feita na Universidade. Cada edição será encerrada com um trecho de uma apresentação musical, seja da Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB) ou de outros grupos como o Rubacão Jazz, o Paraibones, o Quarteto de Cordas, dentre outros.

Mais novidades da programação da TV UFPB

O dia 17 de março também marca a estreia do “Agenda UFPB”, um boletim semanal de um minuto de duração com o resumo do que acontece na Universidade. A apresentação ficará por conta das estudantes de jornalismo da UFPB Heloísa Holanda e Vanessa Costa. No programa, serão abordados os eventos realizados na Universidade e outras notícias factuais.