A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Instituto de Desenvolvimento da Paraíba (Idep/UFPB), realizou, nesta quinta-feira (19), uma reunião, que contou com a presença do Reitor Valdiney Gouveia durante a abertura, com o objetivo de discutir com representantes de municípios paraibanos a possibilidade de firmar parcerias para análise de solos, visando estimular e ampliar a produção agrícola.

Da UFPB, além do Reitor, estiveram presentes no encontro, na Reitoria, a Profa. Maria de Fátima Agra e o Prof. Adailson Pereira de Souza, do Laboratório de Tecnologia de Solos e Produtos de Origem Vegetal e Animal do Centro de Ciências Agrárias (LTSPOVA/IDEP/CCA).

Também marcaram presença gestores, secretários e profissionais especializados dos municípios de Jacaraú, Mari, Mataraca, Campina Grande, Sumé, Mamanguape, Itabaiana, Araçagi, Congo e Lucena.

No que se diz respeito à importância da análise do solo, o Prof. Adailson e a Profa. Maria de Fátima, os responsáveis por conduzir a reunião, explicaram para os presentes que a análise do solo é fundamental para que o agricultor possa diagnosticar as condições do solo e assim obter as condições e ferramentas necessárias para aumentar a produtividade e a intensidade do cultivo.

“Principalmente nos quatro primeiros meses do ano, em que na maioria dos municípios começa o período das chuvas, os produtores começam a sair em busca de um dos requisitos, dentre tantos outros, que ele necessita para começar suas atividades no campo que é plantado. Então, ele [o produtor] precisa ter consciência sobre a importância do que possa significar a análise do solo”, esclareceu o professor.

Segundo o docente, se antes um hectare de terra era capaz de produzir 1 tonelada de alimentos, com técnica, essa quantidade pode chegar a aumentar até 5 vezes. “O estado da Paraíba ainda é carente neste serviço, temos pouquíssimos laboratórios que atendem à demanda dos produtores rurais. Mas o Idep da UFPB oferece esse apoio”, destaca o Prof. Adailson.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Mari, Severino Ramos do Nascimento, um dos participantes da reunião, disse que o seu município possui parceria com a UFPB desde 2017, a qual pretende renovar este ano, e aconselhou os demais municípios a procurarem esse apoio técnico.

“Dois dos pilares da Universidade [pesquisa e extensão] são para os municípios. A universidade precisa chegar onde eu moro, no meu município, mas para a Universidade chegar precisamos vir até ela. A UFPB tem muito a oferecer, mas é preciso demandar. Se não utilizamos o saber da Universidade, esse saber fica aqui dentro”, disse.

Na ocasião, o secretário Severino Ramos também comentou a premiação que o município recebeu por meio do projeto “Melhoramento Genético Sanitário de Ruminantes”, uma das ações desenvolvidas com a UFPB e em parceria com outras instituições: “O prêmio não foi só mérito nosso, foi da Universidade, do Senar, do Sebrae,  da Embrapa. O prêmio é de um grupo de instituições e de pessoas que trabalham junto aos agricultores”.

Sobre a importância do encontro com os representantes e do apoio que a UFPB oferece aos produtores, o Reitor, Prof. Valdiney Gouveia, comentou: “É fundamental que tenhamos essa aproximação de quem produz com a Universidade, que dá suporte à produção. O papel da Universidade é dar esse suporte técnico e nós estamos aí, com o  Idep à frente, para que isso seja possível e que, efetivamente, todos possamos ganhar. Isso significa potencializar as cidades, os produtores, o estado da Paraíba e as pessoas que se beneficiam com produtos de melhor qualidade e com preços mais acessíveis”, concluiu o Reitor.

A reunião foi solicitada por cerca de 31 secretarias de agricultura municipais que demonstraram interesse em receber o apoio técnico oferecido pela UFPB. Santa Rita, Jacaraú, São João do Peixe, Pedro Regis, Poço Dantas, Campina Grande, Alagoinha, Rio Tinto, Mamanguape, Conde, Lucena, Bernardino Batista, Mataraca, Itabaiana, Capim, Picuí, São João do Cariri, Sumé, São José dos Cordeiros, Livramento, Serra Branca, São Sebastião do Umbuzeiro, Congo, Parari, Cruz do Espírito Santo, Pocinhos, Prata, Zabelé, Araçagi e São João do Tigre são os municípios que integram a lista, atualmente.

Durante a reunião, o Prof. Adailson enfatizou que o Idep está sempre aberto a apoiar os produtores rurais e por fim, fez o convite para os municípios que ainda não usufruem do serviço.

“O Idep é um canal. Levem a informação para os municípios de vocês e a outros municípios. Mostrem que existe um instituto dentro da UFPB cujo papel prioritário é fazer um elo com as demandas da sociedade civil”, disse.

Os municípios que desejarem mais informações da UFPB, solicitar mais detalhes sobre a possibilidade de parcerias e apoio para análise do solo, podem entrar em contato pelo endereço de e-mail: idep@idep.ufpb.br ou pelo telefone: 3216-7130.