Teve início na tarde desta quarta-feira (23), em João Pessoa, a 8ª edição da Expotec – Feira e Congresso de Tecnologia, evento que tem a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) como uma das instituições apoiadoras. A solenidade de abertura da Feira, promovida pelo Governo do Estado e pela Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), contou com a presença da vice-reitora da UFPB Liana Filgueira, que compôs a mesa junto com o vice-governador eleito, Lucas Ribeiro, o presidente da ANID, Percival Henriques, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado, Cláudio Furtado, o secretário de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, Guido Lemos, o pró-reitor de ensino do IFPB, Neilor Santos e o secretário de Administração penitenciária do Estado, João Alves.

Com o tema “Internet livre, neutra e global: Tecnologia, Negócios, Educação, Robótica e Comunidades”, a Expotec 2022 segue até esta sexta-feira (25), no Centro de Convenções da capital. A programação que inclui, entre outras atividades, palestras e mesas de debate, competição de robôs, oficinas de robótica, lançamento de startups, apresentações musicais e transmissão de jogos da Copa do Mundo.

O presidente da ANID Percival Henriques falou da retomada da Feira de forma presencial pós pandemia, após dois anos de evento on-line, e da oportunidade que representa no intuito de despertar nos jovens o interesse pela ciência e tecnologia.   “O principal objetivo da Feira é o letramento científico, como a base de tudo, e tentar juntar essa tríplice hélice de governo, sociedade e academia. O que se faz nas universidades pode ser transformado em políticas públicas pelos governos e pode ser transformado em produto e serviço pelo mercado, gerando emprego e renda”, destacou Henriques.

Para a vice-reitora Liana Filgueira, o evento é uma oportunidade de apresentar para a sociedade, principalmente para os estudantes, o que está sendo desenvolvido em termos de ciência e tecnologia. “É a maior feira de tecnologia do Nordeste, então a participação da UFPB é fundamental, porque é da universidade que saem as maiores inovações na área de tecnologia, que podem trazer desenvolvimento para a Paraíba, para o Brasil e para o mundo”, enfatizou a vice-reitora.

Liana Filgueira destacou ainda que a UFPB conta atualmente com cerca de dois mil projetos de iniciação científica e aproximadamente mil ações de extensão em desenvolvimento, com uma grande diversidade de conhecimento gerado em diversas áreas do saber, nos 17 centros de ensino que existem na universidade.

Entre os participantes da UFPB na edição deste ano da Expotec, estão estudantes do projeto de extensão Fórmula E-motion, do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (Cear), com um estande para apresentar seu projeto de carro elétrico. Também marcaram presença na 8ª edição da Feira a Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova) apresentando o projeto Conglomerado de Empreendimentos Inovadores e Tecnologias Aplicadas (CEITec) e estudantes do curso de Computação do campus IV/Rio Tinto. Mais informações sobre a Expotec 2022 estão disponíveis no site e no Instagram do evento.