Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), selecionou 90 propostas de ações de extensão para serem desenvolvidas ainda em 2022, no âmbito do Programa UFPB no seu Município.

O resultado foi publicado no último dia 11 e congrega projetos a serem realizados em municípios paraibanos com até 150 mil habitantes, para realização de ações identificadas com as necessidades e as demandas de cada local, para promoção de desenvolvimento a partir de um trabalho conjunto com as comunidades e grupos envolvidos.

Para a edição 2022 as propostas seguiram cinco eixos temáticos: Cultura e Desenvolvimento Regional; Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável; Internacionalização para o Desenvolvimento Regional; Desenvolvimento regional sustentável – meio ambiente, saneamento integrado e acesso à água; Geração de Trabalho e Renda por meio do Apoio e Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários.

No resultado final constam como aprovadas, por exemplo, ações ligadas ao monitoramento da qualidade de água de poços, turismo cultural, cultura e dança para apenados, mandiocultura e valorização cultural, prevenção de acidentes com plantas tóxicas, capacitação de mulheres em ciência da computação, educação financeira, construção de biodigestores, cunicultura, incursões literárias em espaço escolar, dentre outras.

Receberão as ações municípios como Mari, Conde, Alagoinha, Areia, Teixeira, Santo André, Cabedelo, Remígio, Bananeiras, Mamanguape, Sapé, Cuité e outros.

Bolsistas

O processo de seleção de discentes bolsistas e voluntários é coordenado pelas Assessorias de Extensão dos Centros de Ensino, seguindo as orientações do Edital PROEX Nº 07/2020, item 7. Cada discente pode participar de até três ações de extensão, contudo, apenas em um deles pode ser bolsista.

Para informações complementares sobre as etapas do Edital os extensionistas podem entrar em contato pelo e-mail ufpbnoseumunicipio@proex.ufpb.br, ou procurar atendimento presencial na PROEX.