A vacinação que pode prevenir contra Covid-19 de crianças na faixa etária de seis meses a dois anos de idade (2 anos, 11 meses e 29 dias) com as comorbidades determinadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) será realizada exclusivamente nos domicílios a partir da terça-feira (22), previamente agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Os agendamentos poderão ser realizados pelos números (83) 98600-4815 e 3212-3371 a partir desta segunda-feira (21), no horário de 8h às 15h.

Esta nova estratégia para imunização está sendo adotada para evitar desperdício de doses, considerando que cada frasco do imunizante pode vacinar até dez crianças e após aberto, tem validade de 12 horas, além de facilitar o acesso à vacinação desse grupo. “O intuito da Prefeitura e de todos os profissionais que atuam nesse processo de vacinação é propiciar mais acessibilidade, segurança, informação sobre os imunizantes e, principalmente, garantir a proteção desse grupo que é mais vulnerável”, explicou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização de João Pessoa.

“Ainda temos uma baixa procura, mas compreendemos que muitos pais estão inseguros, por isso trabalhamos também com esse número e com todos os profissionais de saúde nos serviços tirando dúvidas, orientando e esclarecendo sobre a importância da vacinas, principalmente nessa primeira infância. Têm doenças que podem deixar sequelas para a vida toda e levar à morte. Se há vacinas disponíveis, é melhor manter a proteção e o cuidado em dia”, completou o coordenador.

Vacina segura – Em relação à vacinação de crianças no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou no dia 16 de setembro de 2022, a ampliação de uso da vacina Pfizer para imunização contra Covid-19 em crianças entre 6 meses e 2 anos de idade. Para esta avaliação, a Agência contou com a consulta e o acompanhamento de um grupo de especialistas, que teve acesso aos dados dos estudos e resultados apresentados pelo laboratório.

Para este novo grupo, o esquema primário é composto com três doses, em que as duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose para esta faixa etária.

Documentação para crianças – No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento oficial com foto ou certidão de nascimento da criança, cartão SUS, comprovante de residência em João Pessoa e laudo médico comprovando comorbidade e este, ficará retido e arquivado no ato da vacina.

Quem pode se vacinar – São consideradas comorbidades para o público infantil pelo Ministério da Saúde: Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 como lesão em órgão-alvo; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensa; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doenças neurológicas crônicas; Doença renal crônica; Imunocomprometidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida; Síndrome de Down; Cirrose hepática.

Disque vacina – No caso de dúvida ou para mais informações os usuários também podem ligar para o ‘Disque Vacina’, pelos números 98600-4815 e 98699-2917, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.